03 outubro 2009

O que quer dizer cativar?

Andando o principezinho encontrou um jardim cheio de rosas. Contemplou-as... Eram todas iguais à sua flor. E deitado na relva, ele chorou...

E foi então que apareceu a raposa. - Vem brincar comigo? Propôs o principezinho.

- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativou ainda.

- Que quer dizer “cativar”?

- É uma coisa muito esquecida. "Significa criar laços"

Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. Eu não tenho necessidade de ti e tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas.

Mas se tu me cativas, teremos necessidade um do outro. Serás para mim, único no mundo. E eu serei para ti, única no mundo. Minha vida será como cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. O teu passo me chamará para fora da toca, como se fosse música.

A gente só conhece bem as coisas que cativou.

(Antoine de Saint Exupéry)

ઇ‍ઉ

Nenhum comentário: